Saturday, 19 January 2008

Hoje na história: Howard Hughes.

Foi em 19 de Janeiro de 1937, que Howard Hughes estabeleceu um recorde de vôo transcontinental ao voar de Los Angeles à Newark (New Jersey) em 7 horas e 28 minutos. Howard Hughes (1905-1976) foi aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico, playboy e um dos homens mais ricos do mundo.
Ainda em 1937, foi eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é homenageado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca. No ano seguinte, estabeleceu um novo recorde, desta vez ao dar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos. Durante o vôo bateu o recorde anterior de Charles Lindbergh de New York a Paris pela metade.
Hughes morreu no México em 5 de Abril de 1976, solitário e em estado físico e mental deplorável, fruto de uma enfermidade psíquica chamada microfobia. Irônicamente ele se foi à bordo de um avião, quando fazia o percurso Acapulco-Houston para tratamento de saúde.

Woodrow Wilson.

"Se você quiser criar inimigos, tente mudar alguma coisa."
Woodrow Wilson (1856-1924)
28º Presidente dos Estados Unidos da América

Iceberg do Guto.

E quando abro minha caixa postal encontro uma mensagem carinhosa de meu amigo Guto Freitas que me envia essa majestosa fotografia de um iceberg. Uma frase acompanha a foto e não precisa mais que isso porque - apelo para um cliché - uma imagem diz mais que mil palavras.
Começar o ano com presentes dos amigos, me refiro a presentes para o espírito, claro, são uma boa forma de inaugurar um novo ciclo. Obrigado Guto e aquele abraço.

Depois do mergulho.

Depois de um mergulho de alguns dias, cá estou eu de volta, buscando nesse novo ano a serenidade que refrigera, a sabedoria que orienta, a compaixão que acalenta, a compreensão que perdoa, a força que avança, a coragem que desafia, a paz que explica. Ter grandeza de enxergar a floresta ao invés de ver apenas a árvore. Valorizar o todo ao invés do acessório. Quero isso desse ano que apenas engatinha.
Meu mergulho foi como o desse tigre. Mergulhei em busca de alimento para alma, de contemplar o mar, de avistar o horizonte. Mergulhei para processar o que fiz e o que vou fazer. Mergulhei no intento de rever posições, de ser menos severo comigo e com os outros. Mergulhei para encontrar a mim mesmo no fundo desse imenso oceano da existência humana.

Tuesday, 1 January 2008

Viva Fortaleza 2008!

Magnífico. Foi assim o Reveillon de Fortaleza, que aconteceu no Aterro da Praia de Iracema. Segurança absoluta com a presença maciça da Polícia Militar, a Ronda do Quarteirão, a Guarda Municipal. Uma sensação boa de tranqüilidade e harmonia. Como, aliás, deveria ser sempre. Tudo transcorreu dessa forma. Queima de fogos de artifício de encher as retinas, linda e feérica, com todas as cores que se possa imaginar. Gente de todas as idades se cumprimentando num absoluto clima de convivência cidadã. Não se viu um incidente sequer. De parabéns a Prefeitura que realizou o que prometeu, tapando a boca dos críticos de plantão. De parabéns a cidade que ganhou com essa bela festa que já está fazendo parte do calendário de eventos fortalezense.