Tuesday 15 April 2008

Parabéns meu irmão.

Hoje foi uma correria daquelas. Mil afazeres. Tempo curto. Mas hoje é aniversário do Guto Freitas. Um irmão que Deus me deu de presente. Não poderia deixar de passar por aqui para registrar essa data. E eu gosto de falar sobre essas coisas porque sou assim mesmo. Absolutamente publicável. Sem emendas ou rasuras. Por isso escrevi o que se segue para comemorar esse dia - que espero, se repita indefinidamente - com os que lêem meu blog. Parabéns Guto. Que Maria, Nossa Mãe, possa estar sempre pelo seu caminho.
IMENSAMENTE, AMIGO.
O Guto é imenso. É enorme. É grande em todo o espaço de sua alma. Guto é avarandado. Tem um espírito que conhece bem as dores do mundo. Nem sempre porque as tenha, mas simplesmente porque consegue se transmutar para o lugar do próximo e é sempre solidário com quem precisa.

Eu disse... O Guto é imenso.

Gargalhada que estronda, voz que deixa repleto, abraço que abriga, mãos que acolhem, coração do tamanho do céu. Maior que ele as vezes. Nem cabe dentro do peito. Esse é o Guto. Um sujeito que voa, que soa, que entoa, que consegue ir do popular ao erudito nas partituras dessa vida sem perder a sutileza dos divinos. O Guto é um sujeito que toca. Toca cada um de nós. Toca profundamente porque sente que é sendo transparente que a gente se dá. E ele sempre se dá por inteiro. Sem meias palavras, sem meios termos, sem meios gestos, sem meios amores. O Guto só sabe amar se amar completamente. E assim ele vai festejando essa viagem, embarcando em cada estação, subindo e descendo em cada cidadezinha, conhecendo gente, sem reservas, sem pruridos, ensinando e aprendendo como criança travessa que tudo experimenta.

O Guto é desse jeito. Muito ao mar e muito a terra. É sol, é chuva, é preto, é branco. Guto é Paris, é Fortaleza, é Santana do Cariri, é Veneza. Guto é assim. Imensamente amigo. Guto é total...

Eu não disse que o Guto é grande?