Tuesday 23 October 2007

Uma certa casa na praia.

Esta é uma foto da Praia de Iracema em 1958. Ela tem um motivo bem especial para estar aí. Do ângulo em que foi feita, pode se ver o Iracema Plaza Hotel, um marco glamuroso da época, hoje lamentávelmente abandonado, como tantos outros prédios importantes de Fortaleza e que fazem parte do que resta da memória de nossa cidade. Pouco antes dessa casa que se vê à esquerda da foto, morava meu avô, Joaquim Felício de Lima e minha avó Maria Normando Lima, que promovia horas de arte, sempre as cinco da tarde, ao som de um belo piano e canto lírico da melhor qualidade. Por aqueles salões passaram nomes como o pianista Jacques Klein e o Presidente Castello Branco, amigos da família. Nasci nesse ambiente musical e isso foi muito marcante em minha trajetória. Sempre que passo defronte aquela casa, me lembro da descrição de minha mãe dos tempos maravilhosos que ali viveu. Hoje funciona um pequeno hotel chamado Ondas Verdes. Mas para mim será sempre e sempre a casa dos meus avós.