Sunday 9 December 2007

Hoje na história: Clarice Lispector.

Em 9 de Dezembro de 1977, morria a poeta Clarice Lispector, escritora brasileira nascida na Ucrânia. De origem judia, emigrou com a família para o Brasil quando tinha um pouco mais de um ano de idade. Começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade do Recife. Clarice falava vários idiomas, entre eles o francês e inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno familiar, o iídiche.
Em 1944 publicou seu primeiro romance, "Perto do coração selvagem".
A literatura brasileira era nesta época dominada por uma tendência essencialmente regionalista, com personagens contando a difícil realidade social do país de então. Lispector surpreendeu a crítica com seu romance, com narrativa de caráter existencial, completamente inovadora, quer pelo estilo solto elíptico e fragmentário, que críticos reputaram reminiscente de James Joyce e Virginia Woolf, se bem que ainda mais revolucionário.
Em verdade, a obra de Clarice ultrapassou qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).
Seu romance mais famoso talvez seja "A hora da estrela", o último publicado antes de sua morte. O livro narra a vida de Macabéa, uma nordestina criada no estado de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro, e vai morar em uma pensão, tendo sua vida descrita por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.