Friday, 14 December 2007

Hoje na história: Nostradamus.

Michel de Nostradame, nasceu em 14 de Dezembro de 1503 em Sait-Rémy-de-Provence, França. Foi médico, alquimista, - como grande parte dos que praticavam a medicina no XVI Século - que ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Escreveu um livro de centúrias, versos codificados que seriam previsões do futuro.
Foi considerado como homem erudito, além de seu tempo e beneficiava-se com o fato de conhecer o latim e o grego fuentemente, que possibilitava obter conhecimentos de fontes importantes. Sua vasta cultura, conhecimentos de astrologia e astronomia aliado a sua intuição privilegiada, permitiam um raciocínio bastante acurado a respeito do futuro. De qualquer forma, gerou um impacto em milhões de pessoas que vem entrando em contato com seus escritos nesses quase quinhentos anos.
Suas profecias compõem-se de quadras em versos métricos decassílabos, reunidas em grupos de cem, dai o nome de centúrias. Foram publicadas em várias ocasiões. Uma pequena parte em 1555, outra em 1557, sendo que das três últimas centúrias conhecemos apenas edições póstumas.
Pesquisadores respeitados de Universidades muito consagradas como Ottawa, Cambridge e Sorbonne desenvolveram uma teoria de que as quadras de Nostradamus se baseavam em fatos históricos anteriores à sua obra e inspiravam as quadras, portanto, não havendo contidas nelas qualquer teor de previsão ou clarevidência.