Tuesday, 20 November 2007

Elizabeth II. Bodas de Diamante.

Elizabeth Alexandra Mary of Windsor. Assim é o nome da Rainha da Inglaterra, que tem como título oficial Elizabeth II, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus outros Reinos e Territórios, Rainha, Chefe da Comunidade Britânica das Nações, Defensora da Fé. Pomposo como cabe a um reino do porte do britânico e com a majestade de uma dinastia que é uma das mais duradouras de toda a história.
Ontem, dia 19 de Novembro, ela comemorou Bodas de Diamante, celebrando 60 anos de casamento com o Duque de Edimburgo, Príncipe Philip, que ocorreu em 20 de Novembro de 1947.
A Rainha Elizabeth é descendente da casa alemã de Sachsen-Coburg-Gota, que herdou do trono britânico após a morte da Rainha Vitória (da casa de Hanôver) em 1901. Ela também é descendente de monarcas britânicos da distante casa de Wessex do VII Século, da casa real escocesa (Stuart), que remonta ao IX Século. De sua bisavó, Rainha Alexandra, ela é descendente da casa real dinamarquesa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, uma linhagem da casa norte-alemã de Oldenburg, uma das mais antigas da Europa. Como trineta da Rainha Vitória, A Rainha Elizabeth tem parentesco com chefes de estado da maioria das casas reais da Europa. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carl Gustav XVI da Suécia, assim como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.
Nas fotos que postei uma cena do casamento real e uma das coroas usadas por Sua Majestade, em imagem da Reuters.