Tuesday 6 November 2007

Eternamente Audrey.

Audrey Hepburn nasceu na Bélgica, filha de um rico banqueiro inglês e da baronesa holandesa Ella Van Hemstra.

Quando da ocupação alemã, durante a 2ª Guerra Mundial, participou do esforço anti-nazista, período em que sofreu de má nutrição e depressão. Após a libertação da Holanda, Audrey foi estudar balé em Londres, onde mais tarde, iniciou carreira como modelo, até ser descoberta por um produtor, quando teve uma pequena participação no filme holandês "Nederlands in Zeven Lessen", em 1948.

Audrey Hepburn inspirou toda uma época. Para o filme Bonequinha De Luxo, Henry Mancini compôs Moon River especialmente para ela. Foi também uma das musas do grande estilista francês, Givenchy, que desenhou seu guarda-roupa nos filmes Sabrina, Cinderela Em Paris, Amor Na Tarde, Bonequinha De Luxo, Quando Paris Alucina, Como Roubar Um Milhão De Dólares e Charada.

Em 1988, tornou-se Embaixadora Especial para o UNICEF, tendo participado de missões no Sudão, El Salvador, Somália, México, Equador, Venezuela, Vietnã, Tailândia e Etiópia.

Deixou-nos lições de vida insofismáveis. É dela o texto que se segue, por ocasião em que lhe perguntaram quais os seus segredos de beleza.

“1. Para ter lábios atraentes, diga palavras doces; 2.Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas; 3. Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos; 4. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia; 5. Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho; 6. Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas. Jamais jogue alguém fora; 7. Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo; 8. A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside; 9. A beleza de uma mulher não está na expressão facial. A verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra; 10. A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos”.

Audrey Hepburn não era mesmo ser uma mulher qualquer.