Tuesday 13 November 2007

Hoje na história: Santo Agostinho.

Santo Agostinho foi um bispo católico, teólogo e filósofo que nasceu em 13 de Novembro de 354 em Tagaste, hoje Souk-Ahras, na Argélia.

O pensamento de Agostinho foi basilar em orientar a visão do homem medieval sobre a relação entre a fé cristã e o estudo da natureza. Ele reconhecia a importância do conhecimento, mas entendia que a fé em Cristo vinha a restaurar a condição decaída da razão humana, sendo portanto, mais importante.

É dele esse testemunho e confissão:

“Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova,
Tarde vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
E eu lá fora vos procurando!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo, e eu não estava convosco!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existia
se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me com uma voz tão forte
que rompestes a minha surdez!
Brilhastes, cintilante, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes perfume: Respirei-o suspirando por Vós.
Tocastes-me e ardi no desejo de Vossa paz!
Só na grandeza de Vossa misericórdia
coloco toda a minha esperança.
Dai-me o que me ordenais, e ordenai-me o que quiserdes”.