Wednesday, 7 November 2007

Kopi Luwak. Um café muito especial.

Pouca gente já ouviu falar e os que já ouviram ficaram com uma estranha sensação ao saber que o café mais caro do mundo é processado através das fezes de um pequeno roedor da Indonésia. Isso mesmo. O Kopi Luwak é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes do luwak. São produzidos apenas 230 quilos por ano, custando cada um cerca de R$ 1.500,00.

Cada cafezinho expresso no Brasil custa R$ 20,00. Segundo os especialistas, o Kopi Luwak tem características próprias justamente porque o processamento se dá dentro do animal e depois de preparado ele tem aroma intenso, que lembra aroma de café comum. Na verdade é doce e lembra muito chocolate amargo.

O luwak come os grãos mais doces do café, que passam por um processo natural de fermentação no aparelho digestivo do animal. Isso, provoca no produto um sabor e textura achocolatados. Depois lava-se os grãos, torra-se e faz-se o café. Mas a primordial característica mesmo é que ele é raro, muito raro. Acredita-se que o Kopi Luwak tenha surgido há cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.